fbpx

Como conversamos na semana passada, Spring Training é sinônimo da garotada aparecer. Para muitos garotos é a chance de mostrar serviço e garantir que terá os olhos da franquia por mais um tempo. Aliás, o futuro de uma franquia sempre dependerá da garotada. A história sempre nos mostra exatamente isso: a chave para o sucesso é ter uma boa base. 

A dependência da free agency pode ser muito perigosa, e reconstruções brutas podem fazer com que grandes franquias fiquem no vácuo dos playoffs por muito tempo. Sendo assim, a mídia sempre fica atenta às próximas estrelas e os clubes também; o draft vira um ótimo investimento e a molecada recebe cada vez mais atenção.

Como grande prova disso podemos ver os Yankees. Dono de 27 World Series, diversos títulos de divisão e vários nomes na história do baseball, após 2012, apesar de sua grandeza, não conseguiram mais voltar ao topo da divisão. Entretanto, um farm foi sendo construído e por um bom tempo foi considerado o time com o melhor farm da liga. No ano passado o time brilhou, mesmo sem ter passado por seu arquirrival na série divisional. 

De alguma forma, os Yankees parecem ter sofrido com a “falta de experiência” de seu time ou então por sua rotação instável. Enfim, o presente desse time é gigante e pode durar por um bom tempo. Tudo bem, mas onde quero chegar com isso? Bem, na semana passada, o MLB Pipeline, que é responsável por efetuar as análises dos prospectos de cada time, elencou os 10 melhores da liga. 

Pois é, esse top 10 talvez determine quem teremos no topo da liga nos próximos anos. Para deixar todos na mesma página, ele foi criado usando o top 100 dos prospectos. Dessa forma, a pontuação foi dada da seguinte forma: o prospecto de número um dá ao seu time 100 pontos, o prospecto de número dois 99 pontos, e por assim vai. Seguem, então, os colocados da lista:

10 – Detroit Tigers

Casey Mize é o melhor prospecto dos Tigers e em breve deve aparecer na MLB
Casey Mize é o melhor prospecto dos Tigers e em breve deve aparecer na MLB. Foto: Tom Hagerty/MiLB.com

O time da “Motor City” possui três prospectos no top 100: são eles Casey Mize, Matt Manning e Franklin Perez. A fase dos Tigers não é nada boa, mas pelo menos pode ter a esperança de uma virada, caso saiba continuar trabalhando bem o seu farm. Dos 30 melhores prospectos do time, os três que falamos acima, somados de Beau Borrows, podem estar na rotação do time em 2020. 

Casey Mize, primeira escolha geral do Draft de 2018, é a estrela maior e já atrai muitos olhares desde o tempo do college. Além desses quatro pitchers citados, Isaac Paredes (3B) e Daz Cameron (CF), aquisições dos Tigers via troca, também atraem olhares e, junto das aquisições de 2018 Willi Castro, Wenceel Perez e Parker Meadows, podem dar aos Tigers um futuro promissor.

9 – Cincinnati Reds

Nick Senzel, melhor prospecto dos Reds passou por cirurgia no ano passado, mas já parece pronto para essa temporada e deve fazer parte do elenco do time principal.
Nick Senzel passou por cirurgia no ano passado, mas já está recuperado e deve aparecer no Opening Day. Foto: Kareem Elgazzar/The Enquirer

Mais um ano se passa e mais uma vez os Reds aparecem no top 10 do MLB Pipeline. É o terceiro ano seguido dos Reds dentro do top 10, e por alguns analistas isso só acontece pelo trabalho excelente realizado por todo seu staff. Nos últimos anos o time tem buscado melhorar o time principal, mas para isso não estragaram a sua base.

São quatro prospectos de Cincinnati no top 100, e a lista é encabeçada por Nick Senzel. Além de versátil (3B/SS/OF), o garoto mostra que um potencial enorme. Infelizmente, teve uma lesão no meio da temporada passada, mas já está com o time neste Spring Training. Inclusive, é dada como certa sua presença no elenco do time no Opening Day.

Taylor Trammell, Hunter Greene e Jonathan India completam a lista de calouros dos Reds. Além desses garotos, ainda existem bons prospectos que podem incrementar a profundidade do elenco da franquia. Melhor que isso, os quatro prospectos que falamos acima já podem estar juntos ao time principal nos próximos dois anos. Dessa forma, os Reds parecem conseguir seguindo com uma renovação de elenco e também juntar a experiência com a audácia da garotada.

8 – Minnesota Twins

Royce Lewis primeira escolha geral do Draft de 2017 pode estar pronto para a MLB.
Royce Lewis, primeira escolha geral do Draft de 2017, pode estar pronto para a MLB. Foto: Brace Hemmelgarn/Minnesota Twins

No último ano os Twins não figuraram na lista dos melhores farms da liga. Entretanto, graças a boas aquisições de jogadores estrangeiros, trocas bem inteligentes e um excelente draft, eles conseguiram voltar a essa lista. São três prospectos no top 100, dois deles no top 10, e que podem pintar na Major já em 2020.

Royce Lewis e Alex Kirilloff talvez sejam a melhor dupla de rebatedores das Minors, atrás apenas de Vladimir Guerrero Jr. e Bo Bichette. Esses garotos prometem ser super adições ao elenco principal do time e devem ser tratados com muito zelo até chegarem lá.

O terceiro garoto da lista é Brusdar Graterol. Ele é um arremessador destro e aponta que o time também está guardando nomes para a sua rotação. Entretanto, não são só esses garotos que protegem o futuro do time. O top 30 da franquia, segundo alguns analistas, possui jogadores com um teto muito alto e que ainda devem evoluir muito. Alguns destes vieram de trocas, exemplo de Jhoan Duran, que veio dos D-Backs. 

7 – Los Angeles Dodgers

Para os Dodgers só falta o título, jogadores eles tem aos montes. Alex Verdugo é o próximo a brilhar na MLB.
Para os Dodgers só falta o título, jogadores eles têm aos montes. Alex Verdugo será o próximo a brilhar na MLB. Foto: Jake Roth/USA TODAY Sports

Difícil achar mais alguém além de um torcedor dos Dodgers que fique feliz em vê-los nessa lista. A franquia já possui um elenco de dar inveja e também o melhor arremessador dos últimos tempos. Além disso, eles também são a única franquia a aparecer no top 10 do MLB Pipeline em todos os anos do ranking. 

Se pode ficar melhor para o torcedor dos Dodgers (e pior para todos os outros) é que a franquia já “subiu” três de seus maiores talentos e mesmo assim permanece na lista. Cody Bellinger, Walker Buehler (talvez a melhor surpresa do ano passado) e Corey Seager já brilham na MLB. Os próximos a mostrarem todo seu potencial ao mundo do baseball são Alex Verdugo, Keibert Ruiz, Dustin May e Gavin Lux.

Verdugo já pode ganhar algum tempo com o time principal nesse ano. Embora o outfield dos Dodgers esteja bem recheado, o garoto mostra muito progresso e tem atraído a atenção neste Spring Training. Já os outros garotos devem aparecer só no próximo ano. Pois é, o trabalho de backoffice está sendo muito bem feito lá em LA, agora só falta vir um título para coroar. 

6 – Houston Astros

Forrest Whitley é o próximo bom arremessador dos Astros.
Houston é símbolo de sucesso. Enquanto o time tem sucesso na MLB, o desenvolvimento de talentos não ficou esquecido. Forrest Whitley é o próximo bom arremessador dos Astros. Foto: Jeff Roberson/Associated Press

Bom, aqui temos o time que melhor resume toda a história de manter uma equipe de sucesso. Os Astros com toda certeza tem sido os melhores em manter uma boa base e também ter um time competitivo na MLB. Nos últimos quatro anos, foram três idas aos playoffs, e uma delas trouxe o caneco. O melhor de tudo isso é que eles ainda conseguem manter seis garotos no top 100, dois deles no top 10, ainda por cima.

Forrest Whitley, Kyle Tucker, Yordan Alvarez, Josh James, Corbin Martin e J.B. Bukauskas são as pedras preciosas de Houston. Enquanto Whitley pode ser considerado o melhor prospecto de arremessador, Tucker é um dos melhores prospectos ofensivos. Esses dois nomes e os outros quatro calouros já podem fazer parte do time em 2019. 

5 – Toronto Blue Jays

Será Vladimir Guerrero Jr. a próxima estrela da MLB?
O melhor prospect de todos os tempos é dos Blue Jays. Será Vladimir Guerrero Jr. a próxima estrela da MLB? Foto: Getty Images

Toronto tem o quinto melhor farm, mas só falar isso é muito pouco. Aqui temos o prospecto de número um do MLB Pipeline. Vladimir Guerrero Jr. talvez seja o melhor prospecto da história do baseball (talvez?), e isso faz com que esse farm seja um dos mais valiosos e notáveis de todo esse grupo.

Da última lista do MLB Pipeline, os Blue Jays subiram três posições, tudo isso graças ao seu ótimo trabalho de scouting. O Draft tem sido a maior ferramenta de montagem do farm dessa franquia. Dos 30 maiores nomes da base, 24 vieram pelo Draft ou de ligas internacionais.

Para nós brasileiros, talvez o nome que mais represente isso é Eric Pardinho. Nosso arremessador é o quinto maior nome no farm dos Blue Jays e foi parar no Canadá com 15 anos. Além dele e Vlad Jr., os outros três nomes que estão no top 100 são Bo Bichette, Danny Jansen e Nate Pearson.

4 – Chicago White Sox

Eloy Jimenez já foi dos Cubs, mas hoje é do White Sox e já deve aparecer na MLB esse ano.
Eloy Jimenez já foi dos Cubs, mas hoje é do White Sox e já deve aparecer na MLB esse ano. Foto: NBC Sports

Logo acima dos Blue Jays vêm os Meias Brancas, mas, numa certa ironia do destino, com um farm construído de maneira totalmente diferente. No top 30 da franquia, apenas três jogadores são “prata da casa”, ou seja, vieram através do Draft ou por uma negociação internacional. Entretanto, eles são a franquia que mais tem jogadores com o status de estrela. 

Inclusive, a maioria de seus garotos já competirão no mínimo na Double-A esse ano. Algo muito interessante é que de todos os melhores prospectos, sete deles são outfielders, o que deve ser bastante intrigante de se acompanhar nos próximos anos. Chicago poderá utilizar algum deles como moeda de troca para aprimorar cada vez mais o seu elenco principal.

No top 100, são seis garotos, mas apenas um deles está no top 10: Eloy Jimenez. Os outros nomes são Michael Kopech, Dylan Cease, Luis Robert, Nick Madrigal e Dane Dunning.

3 – Atlanta Braves

Mike Soroka está pronto para a MLB. Será ele a peça que faltava para os Braves irem mais longe?
Mike Soroka está pronto para a MLB. Será ele a peça que faltava para os Braves irem mais longe? Foto: Twitter/Daren Haynes

Finalmente chegamos ao pódi,o e algo interessante é que a medalha de bronze fica com uma cidade olímpica. Os Braves chegam ao top 3 ao mesmo tempo que estão a um home run de conseguir o sucesso na divisão leste da Liga Nacional. Eles chegaram nesse ponto realizando algumas trocas, mas não precisaram terminar o romance com nenhum de seus melhores prospectos.

São oito garotos no top 100, e essa porção de talento só é menor que a da franquia que detém o lugar mais alto do pódio. Embora nenhum dos nomes esteja no top 10, todos possuem um grande potencial e, para o bem do time, seus melhores prospectos são arremessadores. Temos de falar também que a profundidade da base já não é a mesma de 2017, quando a franquia tinha a medalha de ouro. 

Mike Soroka, Kyle Wright, Ian Anderson, Cristian Pache, Austin Riley, Touki Toussaint, Bryse Wilson e Drew Waters. Os dois primeiros nomes dessa lista já parecem prontos para contribuir com o time em 2019. Enfim, será que nesse ano os Braves já conseguirão o tal home run?

2 – Tampa Bay Rays

Wander Franco é uma das estrelas no farm de Tampa. Ao menos a gestão do farm tem sido boa por lá.
Wander Franco é uma das estrelas no farm de Tampa. Ao menos a gestão do farm tem sido boa por lá. Foto: Brian Westerholt/Four Seam Images

Desde que chegaram à World Series em 2008, os Rays parecem estar em uma reconstrução contínua. No entanto, essa já é a quinta aparição seguida do time no top 10, e de 2017 para 2019, a franquia pulou da 10ª posição para a 2ª. Se Kevin Cash não consegue fazer o time ter bons resultados, pelo menos traz algum resultado montando um farm forte.

Wander Franco é o nome que encabeça a lista dos Rays. Com 18 anos, o shortstop chama atenção desde os tempos de colégio. Um ponto positivo do farm dos Rays é que eles seguem a filosofia dos Blue Jays: dos 30 melhores prospectos do time, 22 deles são pratas da casa.

Brent Honeywell, Brendan McKay, Jesus Sanchez, Matthew Liberatore e Ronaldo Hernandez são os outros nomes que completam a lista da garotada dos Rays que está no top 100. 

1 – San Diego Padres

Fernando Tatis Jr. será a próxima estrela dos Padres e Manny Machado já pede o garoto no Opening Day.
Fernando Tatis Jr. será a próxima estrela dos Padres e Manny Machado já pede o garoto no Opening Day. Foto: San Antonio Missions

Enfim chegamos ao maior farm da liga. Embora não pareça surpresa para ninguém, ao mesmo tempo é uma surpresa, sim. Após anos e anos de uma péssima administração de elenco, finalmente os Padres parecem ter tomado um ótimo rumo. AJ Preller começou sua trajetória como General Manager dos Padres de forma desastrosa, mas conseguiu encontrar seu caminho.

Para o torcedor dos Padres, foi bom que isso aconteceu de maneira precoce. São 10 garotos no top 100 do MLB Pipeline e alguns deles já começaram a dar as caras na MLB. Luis Urias, prospecto de número três dos Padres, e Francisco Mejía, o número quatro, já tiveram oportunidades no final da temporada passada. 

Neste ano, provavelmente existirão mais chances para eles e outros nomes como Chris Paddack e Fernando Tatis Jr., que também devem receber algumas chances nesse ano. MacKenzie Gore, Luis Patiño, Adrian Morejon, Michel Baez, Logan Allen e Ryan Weathers completam a lista, ainda.

A franquia procurou acumular muitos prospectos nos últimos anos, seja através de Draft, de trocas ou buscando talentos fora dos Estados Unidos. A fórmula parece ter apresentado muito sucesso, e finalmente os Padres saíram de uma reconstrução interminável. 

Finalmente a franquia tem mostrado interesse em não repetir o feito de 1998, mas ultrapassá-lo. San Diego trouxe Eric Hosmer no último ano e agora trouxe mais experiência com Ian Kinsler. Além disso, trouxeram uma grande estrela, Manny Machado, dando um grande aviso para a liga: estamos chegando. Diversos prospectos, uma grande estrela, dinheiro em caixa: será que agora vai?

Conclusão

Foram muitos nomes citados e, dentre todos eles, o maior prospecto de todos os tempos. A safra de jogadores parece incrível e o futuro da MLB parece estar mais do que garantido. A pergunta que fica é: quem será a próxima estrela maior dessa liga?

#MLBdaMassa #DomingoHistóricoMLB

Tags
Mostre mais

Felipe Martins Clemente

um engenheiro da computação com especialização em gestão de projetos, doido por tecnologia, cinema, música e minha família. além de tudo isso, sou um eterno apaixonado por esporte e acredito na transformação que ele pode causar em cada pessoa. como um dos idealizadores do tailgate zone, busco levar esse mesmo sentimento de transformação (através do esporte) para outras pessoas. também quero mostrar que a beleza do jogo vai muito além daquela hail mary ou de um buzzer beater para ganhar o campeonato, e que a parte alta na nona entrada, pode ser uma das coisas mais emocionantes da sua vida.

Artigos Relacionados

2 thoughts on “A CORRIDA PELO FUTURO DA LIGA”

  1. Muito boa sua análise, espero q o Yankees nunca mais ganhe nada, acho q vc foi precipitado em dizer q o Yankees perdeu pela inexperiência do time nós playoffs, perdeu pq pegou um RedSox talentosíssimo e foi atropelado, só para lembrar os bananas de pijamas eram favoritos a divisão em 8/10 palpiteiros.
    Mas tendo em vista a análise das novas estrelas vcs estão de parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chegar

Close
Close